Governo Regional pretende contratar mais médicos de família

O secretário regional da Saúde, Miguel Correia, anunciou hoje a contratação de mais médicos para os Açores até ao final desta legislatura, mas não especificou quantos serão contratados para permitir que todos os açorianos tenham médico de família.

“Temos várias medidas preparadas para obviar a esta situação, como a contratação de mais médicos e a negociação de incentivos com os médicos de família para o alargamento das suas listas”, afirmou Miguel Correia em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração das instalações onde funciona o Provedor do Utente da Saúde.

Miguel Correia recordou que, no início da legislatura, “existiam cerca de 80 mil açorianos sem médico de família e atualmente são 36 mil”, considerando que, apesar de ser um número “ainda considerável”, representa “um valor inferior” ao que se passa a nível nacional.

“Evidentemente que nos preocupa, mas tem existido um esforço muito considerável para dar médico de família a todos os açorianos, quer através de formação dos internos nos centros de saúde, quer com a contratação de médicos estrangeiros”, frisou.

Segundo o secretário regional da Saúde, “existem todas as condições para diminuir ao mínimo as reclamações por falta de médico de família”.

Miguel Correia salientou que a maioria das reclamações apresentadas no Serviço Regional de Saúde está relacionada com “o serviço de urgência”, revelando que as reclamações “não têm aumentado”, até registaram um decréscrimo.

O secretário regional frisou as reclamações não têm que ser feitas necessariamente nas unidades de saúde, podendo os utentes apresentar queixas ao Provedor do Utente no seu gabinete ou pela Internet.

Nas declarações que prestou aos jornalistas, Miguel Correia abordou ainda o processo relativo ao Centro de Radioterapia dos Açores, assegurando que o executivo já enviou para o Tribunal de Contas “todos os elementos solicitados”, estando a aguardar o visto para iniciar as obras.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here