As verbas abrangem os 19 municípios dos Açores e resultam de transferências correntes do Fundo de Equilíbrio Financeiro (4 ME), de transferências de capital (2,6 ME) e do Fundo Social Municipal (450 mil euros).
A Câmara de Ponta Delgada, com mais de 950 mil euros, é a que recebe a maior verba, seguindo-se os municípios de Angra do Heroísmo (710 mil euros), Ribeira Grande (680 mil) e Praia da Vitória (512 mil euros).
Pelo contrário, os municípios que recebem menos verbas são os que se encontram nas ilhas do Grupo Ocidental, com o Corvo a ter direito a 120 mil euros, enquanto Santa Cruz das Flores recebe 185 mil euros e o concelho das Lajes das Flores recebe 211 mil euros.
O critério de distribuição das verbas privilegia os concelhos, em detrimento da realidade de ilha, o que faz que a ilha do Faial, com apenas um concelho (Horta), receba 411 mil euros, verba que é menos de metade do que recebem os três concelhos da ilha do Pico (Madalena, Lajes e São Roque), embora com o mesmo número de habitantes.
Lusa