Grande explosão de lava no vulcão da ilha do Fogo, Cabo Verde

As sete bocas da erupção vulcânica que assola desde domingo a ilha do Fogo, Cabo Verde, uniram-se hoje à tarde numa só, provocando uma grande explosão de lava com a torrente a ter cerca de um quilómetro de largura.

Segundo observou a Lusa no local, às 18:25 locais (19:25 em Lisboa), as sete bocas juntaram-se a uma oitava que surgira cerca de quatro horas antes. A torrente de lava, que se estendia inicialmente por 600 metros de largura e 4,5 quilómetros de comprimento, aumentou assim significativamente, pondo em risco a povoação de Portela, em plena Chã das Caldeiras, onde dezenas de populares tentavam salvar os bens das residências do povoado.

Pela segunda vez em menos de 24 horas, as autoridades cabo-verdianas abriram uma segunda estrada de terra para permitir a todo o tipo de carrinhas e camiões o acesso à Portela, onde os habitantes locais esventraram literalmente as suas casas, colocando portas, janelas, sanitas, móveis, colchões, pratos, tachos, entre outros bens, nas encostas da cratera de Chã das Caldeiras.

 

 

Lusa

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here