Pela décima vez, Ponta Delgada acolhe as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, iniciativa que todos os anos atrai milhares de pessoas à cidades, incluindo centenas de emigrantes, e que este ano vão decorrer de 11 a 14 de julho.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo são já uma referência no panorama religioso, cultural e turístico de Ponta Delgada e marcam a autenticidade e uma tradição que trespassa as fronteiras do concelho e que são transversais ao povo açoriano e às comunidades emigradas.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que visa fidelizar o culto ao Divino Espírito Santo, que une todas as ilhas e todos os emigrantes açorianos, e mantém a história, uma vez que, a cada ano da sua realização, a autarquia procura recuperar e valorizar esta tradição secular.
José Manuel Bolieiro, presidente do Município, salienta que estas festividades têm também subjacente a questão cultural, porque com o programa anualmente elaborado, a autarquia de Ponta Delgada procura valorizar a cultura popular.
É também tida em conta na realização destas grandes festividades a questão social, porque é uma festa concelhia que envolve a comunidade, mas também o turismo, uma vez que se trata de um cartaz do que é de mais genuíno, mais autêntico e diferenciador da oferta turística de Ponta Delgada.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada são as maiores do concelho, além do Senhor Santo Cristo dos Milagres que, em julho, já marcam o calendário festivo do concelho, da ilha e até das comunidades de emigrantes.
Como é já tradição, as X Grandes Festas do Divino de Ponta Delgada vão contar com a mudança da Bandeira, a bênção da despensa, as Sopas (em local ainda a definir), o cortejo etnográfico, a missa e a coroação.