Em declarações feitas aos jornalistas, na sequência de uma visita ao Centro de Saúde, Miguel Correia disse que esta medida fica a dever-se aos números que têm surgido e ao facto de noventa por cento dos casos enviados para investigação, nos últimos dias, se revelarem positivos.
Deste modo, segundo o secretário da Saúde, reduz-se o tempo de atendimento por doente, uma vez que não é necessário efectuar as colheitas para a realização das análises. Uma consulta de Gripe A demorava, em média, cerca quarenta e cinco minutos, a partir de agora poderá ser reduzida para cerca de vinte minutos.
Perante os sintomas apresentados passa-se de imediato ao tratamento.
Além dos casos referidos continuarão a fazer-se testes, aleatoriamente, para conhecer a forma como vírus está a evoluir na população.
O Centro de Saúde da Ribeira Grande vai, de igual modo, disponibilizar uma equipa de enfermagem para dar apoio às escolas.
Esta etapa de minimização, agora anunciada, estava prevista na estratégia da Secretaria Regional da Saúde e deverá estender-se a outras localidades, quando se verificar uma evolução idêntica.