A informação foi avançada pelo próprio responsável regional da Saúde, Miguel Correia, em declarações à rádio Açores/TSF.
“O programa ainda não está pronto, mas já existe o despacho normativo que cria a recuperação das listas de espera das cirurgias. Em relação à recuperação das listas de espera das consultas estamos a avaliar as listagens enviadas pelos hospitais e só depois de avaliadas vamos implementar este programa”, sublinhou o responsável regional da Saúde.
A justificação para o atraso da entrada em vigor deste programa está relacionada com o surgimento da gripe A “que solicitou a intervenção de todos os recursos do Serviço Regional de Saúde”.
Miguel Correia pretende concluir este projecto até ao final deste ano. “Conto até ao final do ano tratar deste assunto e publicar o despacho”, frisou.
Os últimos dados da lista de espera de doentes nos Açores, datam de Maio de 2008, e apontavam a existência de 24 mil pessoas em lista de espera para consultas.
O programa de recuperação da lista de espera para as cirurgias já está em vigor, mas até ao momento ainda não se verificou nenhuma diminuição dos casos pendentes.
Os dados das listas de espera para cirurgia estão publicados no portal do Governo Regional, sendo actualizados mensalmente. No entanto, Miguel Correia considera que “no último trimestre do ano, após o período de férias dos profissionais de saúde, será possível uma recuperação da lista de espera para cirurgias nos Açores”.
O Governo Regional já celebrou os contratos-programa com os hospitais para a realização de mais cirurgias.
in AO