Um voo proveniente do Canadá, que chegou a Ponta Delgada a 29 de Junho, está na origem de vários casos de gripe A (H1N1) registados nos Açores, incluindo o que originou o encerramento de uma creche, segundo a Secretaria Regional de Saúde.
A decisão de encerrar temporariamente a Creche Nossa Senhora do Livramento foi tomada depois de ter sido confirmado, no sábado, que uma criança de 13 meses que frequenta aquele estabelecimento tinha contraído gripe A.
A criança infectada com o vírus H1N1 teve contacto próximo com uma mulher de 29 anos que viajava no voo que proveniente de Toronto, no Canadá, mulher que também está infectada com a gripe A.
A Secretaria Regional de Saúde dos Açores admitiu que “grande parte dos casos confirmados [de gripe A] veio no voo” que chegou a Ponta Delgada a 29 de Junho.
Os responsáveis sanitários da região salientam que, “no rastreio feito à chegada, [os passageiros] não apresentavam quaisquer sintomas”, admitindo que estes se vieram a “revelar posteriormente”.
Nesse sentido, as autoridades alertam para a necessidade de as pessoas estarem atentas ao aparecimento de eventuais sintomas, reafirmando que devem contactar a Linha Saúde Açores (808 24 60 24) para obter aconselhamento médico.
Lusa