A secretaria regional da Saúde informa que foram positivos os resultados das análises referentes à criança de treze meses, de Ponta Delgada, que teve contacto próximo com a mulher de vinte e nove anos de idade que chegou aos Açores no voo proveniente do Canadá na passada Segunda-feira e que tinha sido já confirmada como portadora da Gripe A (vírus H1N1).
Também foram positivas as análises referentes ao homem de quarenta e dois anos de idade, da Povoação, que tinha regressado Quarta-feira do Canadá e que está em observação no Hospital de Ponta Delgada.
Está também confirmado como positivo o caso da mulher de setenta e três anos de idade, de S. Roque do Pico, que chegou aos Açores também no voo de Segunda-feira proveniente do Canadá.
As análises referentes à mulher de vinte e seis anos idade, de Santa Maria, são negativas.
O resultado das análises da mulher de sessenta e quatro anos, de Angra do Heroísmo, que viajou no voo proveniente do Canadá na passada segunda feira, e que deu entrada ontem no Hospital de Angra, por enquanto não foi conclusivo, pelo que o caso continua em investigação.
Elevam-se assim para oito o número de casos confirmados de gripe A no arquipélago.
A Secretaria Regional da Saúde volta a lembrar que é importante que as pessoas procedam à auto-vigilância de sintomas gripais, como medida de prevenção da Gripe A e que os reportem à linha Saúde Açores.
Verifica-se que grande parte dos casos confirmados veio no voo da passada Segunda-feira do Canadá. No rastreio feito à chegada, não apresentavam quaisquer sintomas, mas vieram a revelar-se posteriormente, daí que seja importante que as pessoas que viajam estejam informadas sobre os cuidados a ter e sobre os sintomas da gripe, cuja maior evidência é o início súbito de febre alta. Nesse caso devem sempre contactar a linha de Saúde Açores (808 24 60 24) e seguir as orientações dos profissionais de saúde.