Tal como anunciado no decorrer do ano anterior o Grupo SATA vai dar início à construção do Centro de Treinos de Santa Maria, já no decorrer do mês de Janeiro.
A SATA visa aproveitar um conjunto de sinergias e infra-estruturas da aviação que estão disponíveis em Santa Maria, concentrando muitas das acções de formação que actualmente se realizam no exterior da região, estando previsto que venha a ser frequentado anualmente por 1200 formandos num total de 14.500 horas de formação.
Este Centro de Treinos de Santa Maria do Grupo SATA será composto por várias salas de formação, onde se destaca uma sala para treino, com equipamentos de emergência e de protecção individual que, normalmente, são utilizados por pessoal navegante em situações de emergência a bordo de aviões. Este núcleo contará ainda com um simulador para a formação de pessoal de cabine, no que respeita a serviço geral e operacional a bordo, assim como, para treinar os formandos em combate a incêndios, emergências e salvamento.
A formação a ministrar destina-se, principalmente, aos colaboradores do Grupo SATA, essencialmente pessoal navegante e Ground Handling, assim como a outros operadores que demonstrem interesse em aproveitar estas novas valências .