Assinala-se esta terça feira, dia 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra e do Património Geológico.
Para celebrar a data, a Gruta do Carvão, na ilha de São Miguel, estará aberta ao público, com entrada gratuita durante a manhã, alertando no entanto a organização para a necessidade de efetuar inscrição uma vez que a capacidade da referida estrutura é de 15 participantes por guia, ou comparecer no local, visitando-o mediante disponibilidade.
No mesmo dia e no mesmo espaço decorrerá um espetáculo de poesia e dança por Amélia Lopes e Joana Luís, intitulado Amar a Terra. A atuação terá lugar pelas 21 horas, sendo que os lugares, nos termos das regras de visitação da cavidade, serão limitados. Por esse motivo a mesma será repetida no dia 24 de Abril no mesmo horário.
Estas iniciativas visam promover o valor natural, cultural e científico da Gruta do Carvão, promovendo a expressão artística para divulgar as características singulares da Gruta do Carvão, proporcionando também momentos de convívio e lazer entre os participantes.
Despertar o interesse pela descoberta do mundo geológico, reconhecendo a sua importância científica, cultural e ambiental, bem como contribuir para uma maior valorização do património geológico dos Açores, em particular da ilha de São Miguel, são outros dos objetivos da iniciativa.