Segundo a publicação, que compila os indicadores da Base de Dados Portugal Contemporâneo – Pordata sobre a região autónoma, a que a Lusa teve hoje acesso, os jovens com menos de 15 anos representam 17,7% da população dos Açores, enquanto no conjunto do país são 14,9%.
Quanto aos idosos (com mais de 65 anos), representam 13% da população total do arquipélago e 19% da sua população ativa, quando no global do país estes números são 19,2% e 28,8%, respetivamente.
Ainda segundo dados relativos a 2011, há 14 mil “famílias unipessoais” nos Açores, ou seja, pessoas que vivem sozinhas, sendo 40,1% idosos. Essas 14 mil famílias representam 1,5% dos casos que há no país.
Viviam nos Açores, em 2012, 247.372 pessoas, isto é, 2,4% da população portuguesa.
Cerca de 26 mil pessoas recebiam, nesse ano, Rendimento Social de Inserção nos Açores, representando 5,9% do total de beneficiários do país.
Deste “Retrato dos Açores” fazem ainda parte dados sobre a habitação e as condições de vida, educação, saúde, cultura, emprego, finanças autárquicas ou participação eleitoral, entre outros.
No emprego, o estudo destaca que 8,5% dos trabalhadores açorianos têm ocupação no setor primário, contra 3,1% a nível nacional.
Quanto à taxa de desemprego, integra dados de 2011, quando o valor nos Açores era 11,1% e inferior à média nacional, o que entretanto se alterou. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego nos Açores no último trimestre de 2013 foi 17,3%, acima da média nacional de 15,3%.
Este “Retrato dos Açores” vai ser apresentado no debate “25 anos de Portugal e os Açores na UE”, promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves.
Trata-se do primeiro de um ciclo de debates sob o tema “Portugal Europeu. E agora?” que esta fundação, dirigida pelo sociólogo António Barreto, vai realizar pelo país, depois de uma primeira conferência, com o mesmo nome, realizada em Lisboa no ano passado e na qual foi apresentado o estudo “25 Anos de Portugal Europeu”.
O ex-ministro Augusto Mateus e o antigo presidente do Governo dos Açores Mota Amaral são alguns dos nomes que participarão no debate de Ponta Delgada.
Lusa