Candelária vence pela primeira vez em Vale de Cambra
Ao vencer pela primeira vez em Vale de Cambra o Candelária não só alcançou um resultado que até hoje nunca tinha conseguido como ainda carimbou a sua participação no play-off da presente época e a permanência na primeira divisão para a próxima.
Num pavilhão tradicionalmente difícil para os picarotos, o Candelária voltou a mostrar auto-confiança, grande espírito de sacrifício e de conquista.
Apesar de não ter feito um grande jogo, a equipa de Paulo Batista foi sempre melhor que o seu adversário e voltou a contar com a categoria e segurança de Paulo Matos.
Ao intervalo os picarotos já venciam por 1-0 mercê de um golo pleno de inteligência e sagacidade de Cândido Oliveira.
Na segunda parte, apesar da tentativa dos da casa em mudar o cariz do jogo, manteve-se a superioridade do Candelária. Defensivamente, a equipa não permitia veleidades ao vale-cambrenses e completava esse desempenho com perigosos contra-ataques. Num deles, Mauro Fernandez aproveitou a vantagem numérica da sua equipa no contra-ataque e com espaço desferiu um poderoso remate cruzado da direita para a esquerda que só parou no fundo da baliza.
Com vantagem de dois golos a equipa permitiu um ligeiro ascendente do Cambra qe numa jogada de insistência viria a reduzir por Dani.
No entanto, apesar de ter sido de forma menos intensa, já que agora os da casa acreditavam mais nas suas hipóteses e capacidades, os picarotos recuperaram o domínio territorial e viriam a recuperar a vantagem de dois golos novamente por Cândido Oliveira que bisou numa movimentação individual e de insistência.
Com dois golos de vantagem os picarotos revelaram estar bem compenetrados no seu grande objectivo e através de um enorme espírito de grupo foram gerindo o tempo de posse de bola e aguentando a reacção dos da casa que mostrava mais coração e cada vez menos cabeça.
A vitória colocou o Candelária no quinto lugar á condição – o HC Braga só joga na quarta-feira – e, considerando o calendário de ambas as equipas até ao final da primeira fase é legítimo aspirar á melhor classificação de sempre da equipa da ilha montanha numa primeira fase.
Ficha do jogo – Campeonato Nacional da 1ª Divisão – 24ª jornada – 14.02.09
Pavilhão Municipal de Vale de Cambra – Complexo Desportivo das Dairas
Árbitros: António Fialho / Jaime Vieira (Alentejo)
H.A. CAMBRA
Mário Almeida , Gustavo Vidal, Ricardo Geitoeira, Rui Fernandes e Bruno Fernandes (cinco inicial)
Jogaram ainda: Daniel Bastos e Paulo Rui
Não utilizados: Filipe Castanheira, Carlos André e Flávio
Treinador: José Fernandes
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Daniel Bastos (32’)
CANDELÁRIA SC
Paulo Matos ; Tiago Resende, Pedro Afonso, Maxi Oliva e Cândido Oliveira (cinco inicial)
Jogaram ainda: Mauro Fernandez e Rui Ribeiro
Não utilizados: Rui Pereira e Edgar Pereira
Treinador: Paulo Batista
Disciplina: cartão azul directo para Maxi Oliva e vermelho aos 39,05’
Golos: Cândido Oliveira (19,30’ e 40,30’) e Mauro Fernandez (32’)
Marcha do marcador: 0-1 (intervalo), 0-2, 1-2, 1-3 (final)
Resultado final: HA Cambra 1-3 Candelária SC
in Rdio Pico / Nuno Santos