Horácio Franco e Tânia Oliveira homenageados na 4ª edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada

A quarta edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada, que se realiza no próximo dia 22 de fevereiro, no Coliseu Micaelense, homenageará, a título póstumo, com o “Prémio Carreira de 2017” – Horácio Franco, considerado a maior referência de todos os tempos do automobilismo açoriano.

Um “reconhecimento justo”, por todo o trabalho que “ o meu pai, com a sua visão na essência do desporto, sobretudo para com os mais jovens, desenvolveu ao longo da sua vida”, disse Raquel Franco, filha de Horácio Franco, que presente na conferência de imprensa, agradeceu a homenagem e reconhecimento da autarquia a um homem que considerou de “visão na essência desportiva” e que” levou longe a palavra Açores, através da que foi sempre a sua grande paixão: o desporto automóvel”, considerou.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em conjunto com o júri, entendeu, ainda, homenagear a jovem surfista Tânia Oliveira, recordando o seu curto trajeto desportivo, mas recheado de sucessos e conquistas.

Os prémios da edição deste ano são relativos à época de 2016-2017 e a Gala tem como grandes objetivos, além de se constituir como uma grande festa do desporto com a  participação de todos os clubes, entidades e agentes do desporto de Ponta Delgada, reconhecer o mérito desportivo de atletas, dirigentes e associações, bem como incentivar os demais desportistas.

Com apresentação a cargo de Rui Anjos e Solange Vieira, o tema deste ano é o desporto motorizado, nomeadamente o desporto automóvel, estando o reportório musical a cargo da banda Stereo Mode com temas identificados com automóveis e com o desporto motorizado.

No que respeita aos finalistas, na modalidade “Jovem Promessa” foram pré selecionados 17 nomes, tendo sido votados e eleitos os seguintes: Marco Câmara (Atletismo), Vitorino Rodrigues (Jet Ski) e André Silva (Kikcboxing).

Na categoria “Atleta Feminina”, foram pré selecionados quatro nomes e eleitos os seguintes finalistas: Sara Silva (Ginástica Aeróbica), Simone Simas (Ténis) e Helena Medeiros (Padel).

No título de “Atleta Masculino”, foram pré selecionados 11 nomes e votados e eleitos os seguintes finalistas: Henrique Benevides (Motocross), Sérgio Silva (Atletismo) e Gonçalo Rodrigues (Jet Ski).

Para o “Treinador do Ano”, o júri selecionou seis finalistas: Paulo Barreto (Clube Kairós feminino), Nilton Silva (Arrifes Kickboxing Clube) e Carlos Silveira (Clube Kairós masculino).

No que respeita à “Equipa do Ano”, foram pré selecionados seis nomes, tendo eleitos os seguintes finalistas: Arrifes Kicboxing Clube, Clube Kairós e Clube Asas de S. Miguel.

Para o “Dirigente do Ano” foram pré selecionados 8 nomes e eleitos os seguintes finalistas: Miguel Machado (Associação de Atletismo de S. Miguel), José Leonardo Soares (Rosinhas Volei Clube, secção de motocross) e João Pimentel (Clube Kairós).

Na categoria “Clube/Associação de 2017” foram pré selecionados 9 nomes. Foram votados e eleitos os seguintes finalistas: Clube Kairós, Clube de Atividades Físicas dos Bombeiros de Ponta Delgada e Núcleo de Árbitros de Futebol da Ilha de S. Miguel (NAFISM).

Relativamente ao “Atleta de Desporto Adaptado de 2017”, foram pré selecionados vários nomes e votados os seguintes 5 finalistas: Ruben Garcia (Clube Kairós), André Ponte (Clube Naval de Ponta Delgada), Elias Augusto (Clube Desportivo Escolar dos Arrifes), Ana Sofia Carvalho (Associação dos Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores) e Pedro Aléxis Medeiros (APACDAA).

Como tem sido já hábito, a escultora açoriana, natural da Candelária, Catarina Alves, é a autora do troféu que vai ser entregue a todos os finalistas, e que representa uma coroa de louros, em pedras locais, com o brasão da cidade de Ponta Delgada.

O Júri é composto por jornalistas da área do desporto (radio, televisão e jornais), mais precisamente por Carlos Rodrigues, Paulo Cordeiro, Gonçalo Cordeiro, João Patrício, José Silva, Nuno Martins Neves e Bruno Lourenço, este último, colaborador do Gabinete de Apoio ao Desporto da Câmara.

Em 2016, esta Gala solidária conseguiu angariar 1.100 euros, montante que, após sorteio, foi entregue a uma entidade de atividades desportivas.

Com entrada gratuita, a gala tem inicio pelas 21h30, sendo que os donativos podem ser depositados, em envelope fechado, numa tômbola que ficará instalada à entrada do Coliseu Micaelense.

Este evento passará, contrariamente ao que aconteceu nos últimos três anos, a realizar-se no mês de fevereiro, tendo em conta que muitas modalidades desportivas ocorrem entre janeiro e dezembro.

 

 

Açores 24Horas / SM / Foto – Direitos Reservados

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here