O veleiro «Telecom Itália» da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier venceu a regata da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com), ao terminar na primeira posição, na madrugada desta quarta-feira, 22 de Julho, a segunda etapa da competição, que levou a frota de 22 veleiros de regresso à costa atlântica de França.
Os vencedores da “perna” complementar da prova concluíram a etapa desde os Açores em 6 dias, 5 horas, 39 minutos e 32 segundos, com uma vantagem de mais de uma hora e meia sobre o francês «CG Mer» (de Wilfrid Clerton/Loic Lehelley), que cumpriu o mesmo percurso em 6 dias, 7 horas, 16 minutos e 1 segundo.
Até às 16 horas de hoje (do fuso de França, 15h00 em Portugal continental e 14h00 nos Açores) apenas mais duas embarcações haviam cortado a linha de chegada ao largo da cidade de Les Sables, concretamente o iate alemão «Tzu-Hang» (da equipa Axel Strauss/Juerg Burger), com um tempo de prova de 6 dias, 12 horas, 17 minutos e 23 segundos, e o veleiro australiano «Palanad II» (de Nicholas Brennen/Alex Alley), que concluiu a ligação Horta/Les Sables em 6 dias, 17 horas, 39 minutos e 21 segundos.
Ainda neste dia de quarta-feira é crível que outras dez embarcações consigam concluir ainda a regata, enquanto a cauda do pelotão somente durante quinta-feira terminará esta course, uma vez que alguns dos participantes se encontravam a meio da tarde de hoje a mais de 200 milhas da cidade francesa que é mundialmente conhecida por ser ponto de partida e chegada da grande aventura de circum-navegação em solitário, sem escalas e sem assistência, a famosa “Vendée Globe”.
Entre os melhor colocados na primeira “perna” da prova regista-se agora, nesta etapa final, um mau desempenho do veleiro belga, «Zed 4» (Gérald Bibot/Didier Le Vourch), que havia sido segundo na viagem para os Açores e, sobretudo, uma péssima prestação do franco-chinês «Plan – Les Enfants Changeront le Monde» (Denis Lazat/Frédéric Nouel), que fora terceiro na Horta e agora se posiciona apenas em 19.º lugar.
Já o «CG Mer» melhorou duas posições relativamente à etapa inicial, onde fora quarto, o mesmo acontecendo com o «Tzu-Hang», que subiu de nono para terceiro. O «Palanad II» manteve uma prestação similar ao primeiro percurso, subindo contudo de quinto para quarto à chegada à região do Pays de la Loire.
O gaulês «Apart City», da equipa Yvan Noblet/Damien Guillou – vencedor da primeira edição desta prova, realizada em 2007, no trajecto Les Sables/Madeira/Les Sables –, prepara-se para terminar a segunda etapa em 5.º lugar, melhorando substancialmente a 16.º posição do trajecto até à ilha do Faial, a meio do Oceano Atlântico.
A prova chega a França com apenas 22 veleiros, contra 24 no início, já que dois iates saíram de competição nos Açores, concretamente o espanhol «Tales» (Gonzalo Botín/Álvaro Lopez-Doriga), por avaria no leme, e o representante da Nova Caledónia «Vale Inco Nouvelle Caledonie» (Yves Ecarlat/Romain Gabriel), por doença do co-skipper.
Luis Prieto