Realiza-se no próximo sábado, pelas 14h30, na sede do Clube Naval da Horta, a última prova de apuramento para o Campeonato Regional de Xadrez na categoria de individuais.
Sendo esta uma secção recente do Clube Naval da Horta, a adesão tem sido muito positiva e os objectivos amplamente alcançados.
Teve início a 16 de Abril e já conquistou visibilidade e confiança a nível regional o Campeonato de Xadrez do Clube Naval da Horta, tanto que, nos dias 27 e 28 realiza-se na nossa cidade o Campeonato Regional de Xadrez por equipas.
O horário dos jogos ainda não está definido, mas, assim que houver novidades divulgaremos.
Curiosidades:
Regras básicas do xadrez:
Capturar: Para capturar peças ao adversário move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.
Cheque: Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez.
Cheque mate : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate.
Regras especiais do xadrez:
Roque: O roque é um movimento de defesa do rei em que o rei move-se duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.
Condições necessárias:
O rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque.
O rei não pode ter sido movido.
A torre que faz o roque não pode ter sido movida.
Não pode haver peças entre o rei e a torre.
Tomar na passagem: Esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.
Promover: Quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha excepto o rei, normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.
Resultados possíveis:
Existe a possibilidade de ganhar um jogo?
Dar cheque mate ao adversário.
Acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.
O adversário desistir.
Posso empatar?
Caso não exista movimentos possíveis para jogar e não esteja em cheque.
Se ficar sem tempo e o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate. Acabar o tempo ao adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
Se ambos acordarem o empate.
Se houver três posições repetidas é declarado o empate.
Se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.