Horta e Angra do Heroísmo com equipas de suporte intra-hospitalar de cuidados paliativos

Foi  hoje publicada a criação de equipas de suporte intra-hospitalar de cuidados paliativos no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, e no Hospital da Horta, no Faial, “um passo para que, efetivamente, no terreno, comecemos a trabalhar no sentido de desenvolver Unidades de Cuidados Paliativos em cada uma destas unidades hospitalares“, salientou  Secretário Regional da Saúde, em declarações à margem da sessão de abertura do seminário ‘INPALIN Açores: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos’.

Rui Luís adiantou que se prevê o início deste trabalho de referenciação no Hospital da Horta no primeiro semestre de 2019, e no Hospital da Ilha Terceira ainda ao longo deste ano.

“A nossa estratégia é replicar o exemplo que temos aqui no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada para o Hospital da Ilha Terceira e para o Hospital da Horta”, sublinhou.

O titular da pasta da Saúde salientou ainda a referência, neste seminário, do Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos à qualidade da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Ponta Delgada, apontando-a como exemplo a nível nacional.

Por outro lado, a equipa de apoio psicossocial recentemente constituída, com dois psicólogos e um enfermeiro especialista em Saúde Mental, foi premiada com o apoio do programa Humanizar, da Fundação la Caixa.

Para Rui Luís, são evidentes os esforços a nível regional para a melhoria das respostas no âmbito dos cuidados paliativos.

“Gostaria de realçar o aumento da resposta domiciliária, que já existia na Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, mas que, desde o último trimestre de 2018, já se encontra em funções na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel”, referiu.

Na ocasião, Rui Luís anunciou ainda a aposta num reforço da formação para profissionais de saúde desta área.

“Vamos ter, em breve, um projeto novo liderado pelo Grupo de Amigos dos Cuidados Paliativos do Hospital do Divino Espírito Santo, com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, que será de formação e acompanhamento aos profissionais de saúde em todas as unidades de saúde de ilha dos Açores”, adiantou.

A Região já definiu o alargamento dos horários dos cuidados domiciliários, quer durante a semana, quer durante o fim-de-semana.

Nesse sentido, Rui Luís garantiu que serão criadas as condições para que existam recursos humanos e materiais para cumprir este objetivo.

Na sessão de abertura do seminário, o Secretário Regional frisou a importância do debate clínico, científico e ético entre entidades responsáveis por prestar cuidados em fim de vida para uma melhoria da qualidade da resposta, tendo como centro da ação a dignidade do ser humano.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here