Hospitais dos Açores observam campanha de higiene das mãos

hospital-cirurgia-higiene 

Os hospitais açorianos estão a observar as regras integradas na Campanha Nacional de Sensibilização da higiene das mãos, garantiu hoje a directora regional de Saúde – Sofia Duarte, na cerimónia que assinalou, em Angra do Heroísmo, o Dia Internacional do Controle da Infecção.

 

 

Com esse objectivo, os coordenadores nomeados para os hospitais da Região têm vindo a desenvolver campanhas de sensibilização junto dos profissionais de saúde, a que se seguirá formação e treino para todos os funcionários dos serviços envolvidos e distribuição de soluções alcoólicas como alternativa à lavagem das mãos, acrescentou Sofia Duarte.

 

 

Segundo a directora regional da Saúde, há hoje consciência de que “as infecções associadas à prestação dos cuidados de saúde constituem um dos maiores problemas de saúde pública, quer pelas suas implicações na segurança dos pacientes, quer pelas suas implicações económicas e sociais”.

 

 

Sofia Duarte sublinhou, também, que “as infecções hospitalares não são um problema novo, mas assumem cada vez maior importância, com uma prevalência entre cinco a 10%”.

 

 

Na mesma cerimónia, a enfermeira Noémia Lourenço, do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, fez a apresentação da Campanha onde se afirma que “medidas tão simples como lavar as mãos podem salvar muitas vidas”.

 

 

A campanha iniciou-se em Outubro de 2008 e terá a duração de 12 a 16 meses, período após o qual será feita uma avaliação com o objectivo de verificar os ganhos conseguidos e determinar as medidas a implementar num próximo ciclo.

 

 

A Organização Mundial de Saúde considera tratar-se de uma medida que não termina, tendo que ser reavaliada de tempos a tempos.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here