Hospital da Horta obtém certificado nacional para colheita e processamento de sangue

sangueA Autoridade do Sangue e da Transplantação emitiu o certificado de autorização que permite ao Hospital da Horta efetuar a colheita de sangue humano e o manuseamento de componentes sanguíneos, considerando que se trata de “uma garantia de qualidade no serviço prestado aos utentes”.

Para o Secretário Regional da Saúde esta certificação representa “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Imunohemoterapia do Hospital da Horta”, enquanto que, para os cidadãos, significa “uma segurança nos processos de doação, transfusão ou utilização dos derivados do sangue”.

Os hospitais de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo também estão a ultimar os processos para a respetiva certificação por parte da Autoridade do Sangue e da Transplantação. Por outro lado, também estão a ser desenvolvidos os procedimentos de acreditação das unidades de saúde, decorrendo quinta-feira, 5 de junho, uma reunião com técnicos da Direção Geral da Saúde para avaliação dos processos em curso relativos às Unidades de Saúde de S. Miguel, Terceira e Faial.

No caso dos hospitais, estão já a iniciar-se os processos de acreditação em qualidade pela Joint Commission International (JCI), considerada “uma das mais exigentes agências internacionais”. O objetivo é dotar as unidades hospitalares dos Açores de uma acreditação internacional em qualidade que permita “captar um potencial fluxo de turismo de saúde”, disse Luís Cabral.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here