Hospital Internacional dos Açores iniciou hoje a sua construção

Lançamento 1ª pedra Hospital Internacional dos Açores - Foto GACS.jpg

O Presidente do Governo afirmou hoje que o investimento no Hospital Internacional dos Açores constitui um sinal da confiança de investidores privados na economia da Região e garantiu o empenho do Executivo em dotar o Serviço Regional de Saúde dos meios para servir os Açorianos.

Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção do Hospital Internacional dos Açores, que ficará localizado no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no concelho da Lagoa, defendeu que “este investimento privado significativo – cerca de 30 milhões de euros, apoiado pelo sistema de incentivos Competir +, e que envolverá cerca de 350 profissionais – confirma e dá sequência ao novo clima económico que se vive na nossa Região”, disse.

O Hospital Internacional dos Açores (HIA) será a primeira unidade hospitalar privada do arquipélago dos Açores e pretende reforçar a capacidade instalada no que se refere à prestação de cuidados de saúde da região.

Para isso apostará numa oferta de serviços de qualidade, diferenciada e inovadora, concebida de forma abrangente e acurada, onde os serviços hoteleiros, a tecnologia dos equipamentos e a distinção dos recursos humanos constituirão a pedra basilar do projeto.

Implementada no Tecnoparque do município de Lagoa, a infraestrutura do HIA arquitetada numa fachada moderna e funcional, terá cerca de 12.500m2 divididos por 3 pisos, cujo investimento financeiro se situará próximo dos 30M de euros, prevendo-se que o capital humano atinja os 350 colaboradores em velocidade cruzeiro e tendo datada a sua inauguração no primeiro trimestre de 2020.

As unidades funcionais de maior diferenciação e inovação tecnológica incluem o Centro Cardiovascular dos Açores, com cirurgia vascular e cirurgia cardíaca, o Centro de Cirurgia Laparoscópica, o Centro de Urologia dos Açores e as Unidades de Cuidados Intensivos e Neurocirurgia. Por seu lado, o Bloco Operatório será constituído por 3 salas operatórias, uma das quais híbrida, enquanto o internamento contará com cerca de 60 camas, (incluindo camas para Maternidade e Pediatria) e o ambulatório integrará diversos gabinetes para acolher as cerca de 40 especialidades que estão previstas. Outra área com uma forte estrutura será a dos meios complementares de diagnóstico onde estarão presentes um laboratório Análises Clínicas e outro de Anatomia Patológica, os Centros de Função Respiratória, de Estudos Neurofisiológicos e de Audiologia e um serviço de Imagiologia integrado com disponibilidade de Tomografia Axial Computorizada (TAC’s), Ressonância Magnética, Densitometria, Ecografia, Mamografia, Pac’s de Digitalização Fina e Raios X digital.

Os serviços de Atendimento Permanente de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria funcionarão diariamente 24H, com o apoio do transporte de ambulâncias próprio.

O HIA pretende servir toda a população residente do arquipélago, mas também estabelecer uma relação privilegiada com a comunidade emigrante e, ser igualmente uma referência da população estrangeira no âmbito do Turismo de Saúde.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here