O Hotel Horta, uma unidade de quatro estrelas e 80 quartos, construída há 15 anos na ilha do Faial, nos Açores, vai encerrar hoje as suas portas por volta das “seis da tarde”.
A confirmação foi dada aos jornalistas por Ana Sofia Martins Mota, do Grupo Soturim, proprietário do hotel, que hoje se deslocou à ilha do Faial para tentar chegar a acordo com todos os trabalhadores da unidade, que agora vão para o desemprego.
A administradora do Hotel Horta escusou-se, no entanto, a prestar declarações à comunicação social, à entrada para a reunião com cerca de 2/3 dos 26 trabalhadores, que ainda não acordaram o valor das indemnizações a receber.
Os funcionários estão com três meses de ordenados em atraso e também evitaram os jornalistas.
Em vésperas do início da época alta, a unidade hoteleira está totalmente vazia, tendo sido rejeitados “mais de 300 pedidos de reservas” para o verão, disse fonte ligada à gestão do hotel.
O Grupo Soturim justifica o encerramento com “dificuldades financeiras” e com a crise que o setor atravessa na região.
O Hotel Horta foi inaugurado a 01 de agosto de 1998.
A notícia do seu encerramento foi conhecida a 17 de abril, quando alguns trabalhadores contactaram o Sindicato dos Transportes e Turismo da Horta, filiado na CGTP, depois de terem recebido essa informação.
Lusa