II Fórum da Cultura Taurina arranca quinta-feira nos Açores debaixo de protestos

O II Fórum Mundial da Cultura Taurina, um evento que reúne aficionados de uma dezena de países, arranca na quinta-feira em Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores, debaixo de muitos protestos.

A iniciativa, organizada pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT), é contestada por centenas de cidadãos que, nas últimas semanas, encheram as caixas de correio eletrónico dos deputados à Assembleia Legislativa dos Açores com cartas de “repúdio” e “contestação”.

Os subscritores deste protesto recusaram-se, no entanto, a ser ouvidos pelo parlamento regional, revelou à Lusa a presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, Catarina Furtado, a quem competiria apreciar o tema.

A Assembleia Legislativa dos Açores assumiu as mensagens eletrónicas enviadas aos deputados como se fosse uma petição, mas os signatários, contatados pelos serviços parlamentares, “explicaram que apenas pretendiam manifestar o seu desagrado em relação ao evento”, que entendem ser um primeiro passo para uma nova tentativa de legalização da ‘sorte de varas’ nos Açores.

O tema, que divide a opinião dos deputados açorianos, não será, por isso, discutido no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.

Apesar disso, o II Fórum Mundial da Cultura Taurina, que vai decorrer até sábado, continua a ser alvo de contestação popular e também de algumas associações de defesa dos animais, nomeadamente da associação ANIMAL, que já anunciou a intenção de se manifestar no local de forma “simbólica e silenciosa”, por ser contra qualquer tipo de iniciativa que envolva “sofrimento para os animais”.

O presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Arlindo Teles, desvalorizou as críticas que a realização do evento tem suscitado, considerando que “não fazem sentido”.

Nesse sentido, criticou que se pretenda “fazer passar a ideia de que o fórum é para relançar a sorte de varas, quando se trata de uma reunião à escala internacional para um momento de reflexão”.

“O fórum é mais um dos meios previstos no projeto Taurotur, desenvolvido pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, para a internacionalização da tauromaquia terceirense, a sua afirmação como produto turístico e a divulgação do destino Açores”, frisou Arlindo Teles.

As touradas são uma expressão cultural com grande tradição nos Açores, especialmente na ilha Terceira.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here