Começa hoje, em Ponta Delgada, a segunda edição do Festival Internacional de cinema sobre imigração e interculturalidade – PANAZOREAN, que decorrerá até ao próximo dia 20.
Em 2013 a temática é mais abrangente. Partindo do cinema sobre as migrações e a interculturalidade, nesta edição, o Panazorean programou um conjunto de filmes que incitam à viagem, à curiosidade sobre o mundo e sobre todos os que o habitam, sem preconceitos, celebrando o poder do cinema na promoção da diversidade cultural.
Assim o programa do II PANAZOREAN, conta com a exibição de 17 longas e 20 curtas de 23 países e ainda com a apresentação de conferências, debates, masterclasses e workshops, incluindo nas atividades paralelas um momento dirigido aos mais pequenos – “1,2,3 Assim o cinema se fez”, incutindo-lhes bichinho pela sétima arte.
De destacar nesta edição a presença de vários realizadores, nomes como Ruben Alves, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
A tela do Teatro Micaelense será igualmente palco de várias ante estreias, e de filmes galardoados em outros festivais internacionais de cinema, como sendo em Cannes, Toronto, Nova Iorque, Vancouver e Locarno.
Um dos destaques do II PANAZOREAN, é a homenagem ao realizador Zeca Medeiros, mestre de muitas artes, que se firmou também como músico, ator e compositor.
“Mau Tempo no Canal”, “Xailes Negros”, “Gente Feliz com Lágrimas” ou, ainda, trabalhos como “ O Feiticeiro do Vento” e “A Ilha do Arlequim” são algumas das obras com a assinatura do realizador açoriano, e que celebram o imaginário e a identidade das nossas ilhas.
Esta homenagem divide-se em dois momentos, a exibição de “Gente Feliz com lágrimas” e a sessão oficial de homenagem onde será exibido o documentário sobre a obra do realizador “Aprendiz de Feiticeiro – Uma viagem ao imaginário de Zeca Medeiros”, editado por Tiago Rosas. A sessão contará com o comentário de Gilberta Rocha.
Esta sexta feira, a sessão de abertura, será marcada pela antestreia internacional do filme “A Gaiola Dourada” e contará com a presença da protagonista Rita Blanco, do realizador luso-francês Ruben Alves e de Pedro Pauleta, convidado especial.
Este ano, os detentores do cartão Sata Imagine e do cartão AIPA poderão assistir a todas as sessões de cinema, de forma gratuita.
Para além das habituais sessões de cinema no Teatro Micaelense, também serão exibidos filmes no 9500 Cineclube (Cine Solmar) e realizadas outras atividades na Galeria/Bar Arco 8 e no Instituto Cultural de Ponta Delgada.
Esta é uma iniciativa da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, plataforma que representa os imigrantes residentes na Região e assume a missão de contribuir para a integração das comunidades de imigrantes na sociedade açoriana.
Consulte o programa em http://www.acores24horas.pt/agenda/ponta-delgada-programa-ii-panazorean/