Realiza-se de 26 de agosto a 01 de setembro, nas margens da Lagoa da Furnas, o III Furnas Woodcarving, evento inserido no Plano de Ação da Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS) Terras do Priolo.
Esta atividade, que se propõe dar forma à madeira com uma motossera, transformando-a em obras de arte, utilizará como matéria prima espécies invasoras como criptomérias decrépitas e acácias, e termina no fim de semana nas imediações do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, na margem sul da lagoa, sendo a entrada livre.
Durante os cinco dias de atividade, decorrerá uma ação de formação de técnicas, manutenção e segurança de trabalho com máquinas moto-manuais, garantindo assim que os envolvidos no projeto adquiram competências para um bom desempenho das suas funções, em segurança.
Destaque para a presença de Emmanuel Courtot, campeão francês de Chainsaw Woodcarving.
A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) é uma ferramenta de gestão em áreas protegidas cujos principais objetivos são aumentar a consciencialização e o apoio às mesmas como parte fundamental da nossa herança coletiva e melhorar o seu desenvolvimento considerando as necessidades do ambiente, dos residentes, empresas locais e visitantes.
Açores24horas