A organização do Panazorean Film Festival fez saber, que em virtude de estar à procura de financiamento para poder desenvolver, de forma sustentada, os excelentes resultados obtidos nas edições anteriores, a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade realizar-se-à no mês de Outubro de 2014, devendo, caso se concretize o plano de obtenção de apoios e parcerias, as inscrições para o III Panazorean abrir em 15 de Fevereiro de 2014.
Garantida está, segundo o comunicado, a realização de uma nova secção de “filmes de viagens” e uma secção competitiva para filmes açorianos, de temática geral, potenciando o incentivo que o Panazorean tem dado à produção de cinema nos Açores. Esta última secção foi criada para corresponder às solicitações dos produtores e realizadores açorianos que consideram que o Panazorean tem trazido uma grande exposição do cinema açoriano sobre a temática das migrações e da interculturalidade, na Região e no exterior, devendo potenciar também as produções açorianas de temática geral.
O Festival, na sua segunda edição que decorreu em abril, recebeu 415 filmes de 60 países e acolheu 4300 participantes nas sessões de cinema workshops e conferências, tendo “Argentinian Lesson” documentário polaco, de Wojciech Staron, sido o filme distinguido com o Grande Prémio Panazorean. A 2.ª edição abriu com a antestreia internacional do filme “ A Gaiola Dourada”, contando com a presença do realizador Ruben Alves, Rita Blanco e Pedro Pauleta e encerrou com Tabu, de Miguel Gomes.
O Panazorean Film Festival é uma iniciativa da AIPA – Associação dos imigrantes nos Açores com o propósito de contribuir para a emergência e consolidação de espaços de debate e reflexão, através do cinema, sobre o fenómeno das migrações e interculturalidade.