A IKEA lançou a 5 mil escolas públicas de todo o país um desafio criativo cujo objetivo é fazer com que as crianças, do 1.º ao 4.º ano, reflitam sobre a evolução das escolas e comunidade local, no âmbito da responsabilidade social e ambiental, sob o mote “O que mudavas na tua escola para gostares ainda mais dela?”.
“Na IKEA acreditamos que as pequenas ideias fazem uma grande diferença. Por isso, e por termos consciência da importância do papel das crianças e da instituição escola enquanto agentes de mudança para um país e um futuro mais sustentável, decidimos dedicar a terceira edição do nosso Fundo IKEA Colabora a estimular a criatividade dos crianças portuguesas no desenvolvimento de pequenas coisas que possam fazer com que as suas escolas sejam mais eficientes do ponto vista da sustentabilidade”, explica Ana Teresa Fernandes, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da marca em Portugal, sobre o desafio “Pequenas Mudanças Sabichonas” .
Este repto lançado ao 1º ciclo do ensino básico das escolas de Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares).
O Fundo IKEA Colabora foi lançado em 2009 e consiste num donativo, no valor de 50.000€, atribuído a entidades sem fins lucrativos que se proponham desenvolver um projeto social relacionado com educação, saúde, situação económica de risco ou exclusão de crianças. Nas duas primeiras edições, foram premiadas a ACAPO, em 2010, e a Ajuda de Mãe e Hospital Dona Estefânia, em 2012.
Mais informações sobre o projeto pode ser consultada em www.ikea.pt/pequenasmudancas