Uma coleção com milhares de conchas de todo o Mundo, propriedade de Robert Benevides, norte-americano descendente de açorianos, foi doada à ilha do Faial, ficando a sua gestão entregue à Direção Regional dos Assuntos do Mar e a Câmara Municipal da Horta, em parceria com o Observatório do Mar dos Açores e o Instituto do Mar da Universidade dos Açores.
“Este património será mais um polo de interesse para uma ilha que se distingue pela sua relação com o mar”, afirmou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, salientando que a coleção vai “propiciar atividades de ordem científica, cultural, didática e turística, tanto na ilha como no exterior”.
Esta coleção, segundo Filipe Porteiro, inclui alguns milhares de conchas “em elevado estado de conservação”, provenientes do litoral do Índico, Indo-Pacífico e Pacífico, incluindo também exemplares das costas atlânticas da América, África e Europa.
“O catálogo desta impressionante coleção regista todas as informações relevantes sobre as conchas e, embora o seu valor não esteja quantificado, deve ultrapassar as dezenas de milhares de euros”, afirmou o Diretor Regional.
Robert Benevides, descendente de açorianos que emigraram para a América do Norte no século XIX, já viveu em diversos locais exóticos do planeta e mantém um estreita relação com os Açores, visitando com regularidade a ilha do Faial, onde tem uma casa. Ao longo da sua vida, foi ator de teatro, televisão e cinema e produtor em Hollywood.
.