Importância crescente do Mar constitui um desafio económico para os Açores

Os Açores “têm vindo”, nos últimos anos, “a despertar para a importância do Mar fora das suas áreas tradicionais”, estando agora “confrontados com o desafio de transformar esse potencial em desenvolvimento, postos de trabalho e riqueza”, disse esta manhã,, na Ribeira Grande, o Secretário Regional da Economia.

 

Vasco Cordeiro falava durante a sessão de abertura da conferência “Em busca da onda perfeita. Os desportos de ondas e a sociedade açoriana: perspectivas económicas e preservação ambiental para um desenvolvimento sustentado”.

 

O Secretário Regional da Economia recordou que o Mar é um dos “elementos estratégicos das políticas de desenvolvimento económico” que o Governo dos Açores tem vindo a implementar e considerou que a partir dessa aposta “há agora um trabalho grande e importante a fazer: aproveitar todo o potencial que nos é proporcionado pelo facto da nossa dimensão marítima nos colocar a par das maiores zonas europeias”.

 

A “importância crescente” que o Mar tem vindo a desempenhar na economia dos Açores revela-se também nas actividades menos tradicionais “como é o caso dos desportos de ondas e no papel que podem ter no âmbito do Turismo”, destacou ainda o Secretário Regional da Economia, considerando que a “diversidade de actividades permite uma maior riqueza para o sector”.

 

A conferência que decorre este sábado no Teatro Ribeiragrandense é organizada pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA). Trata-se de uma iniciativa que tem por objectivo debater diversos aspectos relacionados com os desportos de ondas como é o caso do seu potencial económico e a preservação ambiental das orlas marítimas.

 

Durante a manhã foi apresentada uma inventariação e caracterização dos locais próprios para a prática de desportos de ondas nos Açores.

 

Na sessão de abertura da conferência “Em busca da onda perfeita. Os desportos de ondas e a sociedade açoriana: perspectivas económicas e preservação ambiental para um desenvolvimento sustentado” esteve também presente o Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here