Foram hoje assinados em Ponta Delgada 22 protocolos de apoio à cultura entre o Município e agentes ligados ao teatro, música popular, música coral, filarmónicas, grupos/ranchos folclóricos, cultura académica e outras associações de todo o concelho, que têm ao seu dispor uma verba global superior a 115 mil euros.
No total serão cerca de seis dezenas as entidades beneficiadas, que receberão a quantia destinada imediatamente após a entrega da documentação respetiva.
Treze bandas filarmónicas, nove grupos/ranchos folclóricos, oito associações de estudantes, quatro grupos de teatro, sete grupos de música coral, seis grupos de música popular e nove associações culturais diversas, além das orquestras criadas pelo Município estão abrangidos por esses apoios.
A anteceder a assinatura dos protocolos, o autarca José Manuel Bolieiro, destacou a importância que a autarquia dá à cultura e “à valorização do que é nosso”, mesmo sendo necessário “fazer um esforço orçamental superior aos anos anteriores, tendo em conta as contingências a que o Município está sujeito devido à crise e à austeridade”, adiantando que os apoios que a autarquia está agora a atribuir prevêem, também, a integração dos promotores e associações na dinamização das Noites de Verão de Ponta Delgada.
Bolieiro adiantou que 2014 é o último ano em que os apoios à Cultura são atribuídos através de protocolos, sendo que, a partir do próximo ano, a autarquia vai estabelecer com os agentes culturais do concelho contratos-programa, que possam abranger o tecido associativo cultural do concelho em toda a sua plenitude.
Para o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, a cultura é importante porque ajuda a criar uma sociedade mais desperta, mas também porque contribui para a promoção turística dos nossos agentes culturais.