Num comunicado enviado à imprensa, a Comissão Política Regional do PSD contesta, em concreto, as declarações da responsável do Governo pelo trabalho e solidariedade, Ana Paula Marques, que desvalorizou os dados mais recentes sobre o desemprego no arquipélago, referentes ao mês de Julho.
“Nestes últimos tempos, o número de desempregados subiu nos Açores”, lembram os social-democratas, que comparam os 8.535 desempregados estimados no segundo trimestre deste ano, com os 6.364 registados no trimestre homólogo”.
O PSD/Açores adianta que o desemprego é um problema “dramático” para muitos açorianos e que os desempregados não podem ser vistos apenas como “números”, mas como “pessoas”.
“E não são as interpretações estatísticas da pequena política que mudam esse facto”, realça ainda a Comissão Política do partido.
Os social-democratas açorianos entendem ainda que, neste período de especiais dificuldades das famílias e da economia regional, devido à crise mundial, a atitude do Governo “só revela insensibilidade social e política”.
O PSD/Açores diz também não se conformar com o facto dos Açores apresentarem a “terceira pior taxa de desemprego no país” e a “pior taxa de oferta de emprego” em Portugal.
Lusa