Inauguração de Estação Monitorização de Ensaios Nucleares marca visita do governo à Graciosa

A inauguração da Estação Internacional de Monitorização e Detecção de Ensaios Nucleares da Graciosa vai marcar a visita estatutária que o Governo Regional dos Açores hoje inicia a esta ilha do grupo Central.

Esta estação de infrassons, que se insere no quadro do Tratado para a Proibição de Ensaios Nucleares, conta com oito sensores para recolha de dados, que vão permitir reduzir em centenas de quilómetros a margem de erro sobre a origem de eventuais testes, assim como diminuir de forma significativa o valor mínimo para a sua deteção.

Neste primeiro dia de visita está apenas marcada uma reunião do executivo regional com o Conselho de Ilha, onde serão analisados as principais reivindicações da sociedade local, e uma reunião do Conselho de Governo.

Na quinta-feira, além da inauguração da Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares, o programa da visita inclui ainda a abertura das residências para idosos da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e a inauguração da nova lota do Núcleo de Pescas do Porto da Praia.

A inauguração da Reserva Florestal de Recreio da Caldeira, uma visita às obras de construção do novo Centro de Saúde da Graciosa e um encontro com idosos no quadro do projeto ‘Envelhecer com Dignidade’ são outros pontos da agenda do segundo dia desta deslocação do governo regional.

A visita estatutária à Graciosa termina na sexta-feira com a apresentação do comunicado final do Conselho de Governo, estando ainda previstas para este dia várias iniciativas dos secretários regionais, entre as quais a assinatura de um contrato entre a Secretaria Regional da Economia e a AGROPROME para a promoção do destino Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here