O presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo, foi recebido em audiência esta terça-feira, pelo presidente do Governo Regional, onde foram abordadas questões que tem estado na ordem do dia na ilha do Faial, nomeadamente a questão da ampliação do aeroporto da Horta, o revindicado aumento de voos para a ilha e a próxima fase de requalificação do porto da Horta.
No âmbito da prometida ampliação do aeroporto da Horta, e reclamada pelos faialenses há alguns anos, Vasco Cordeiro recordou que o processo apresenta uma configuração muito especial que tem a ver com uma entidade privada, adiantando porém que a matéria não está esquecida, tendo sido recolocada na agenda política nacional e abordada no recente encontro que manteve com o Primeiro-Ministro.
Nas declarações que prestou no final deste encontro, o presidente do Governo anunciou “uma segunda perspetiva, que no fundo vai incidir mais diretamente naquele que é o objetivo principal, que é ter mais frequências, mais oferta, mais voos e mais passageiros e visitantes na ilha do Faial”, sem prejuízo da questão relativa à ampliação.
Nesse sentido Vasco Cordeiro anunciou que está em curso um trabalho para melhorar a atratividade das rotas aéreas para a Região sujeitas a obrigações de serviço público, com o objetivo de permitir uma maior oferta de voos para as ilhas do Faial, Pico e Santa Maria, permitindo e incentivando mais companhias a voar nessas rotas, e não apenas a Azores Airlines (SATA).
Em relação ao porto da Horta, e por estar em curso a reanalise do processo por parte dos Portos dos Açores, Vasco Cordeiro não prestou declarações sobre o assunto.
De acordo com o Presidente do Governo, ficou acordado um novo encontro com o Presidente da Câmara Municipal da Horta, na sequência do trabalho que a autarquia está a realizar sobre a componente de ampliação do aeroporto da ilha do Faial.
SM/Açores24Horas