O vereador eleito pelo PSD à câmara municipal de Angra do Heroísmo, António Ventura, denunciou ontem, durante a reunião da autarquia, “a inoperacionalidade da incineradora afecta ao matadouro industrial da ilha Terceira”, uma realidade “que voltou a acontecer, e que tem como grave consequência a deposição dos subprodutos dos animais no aterro sanitário inter-municipal”, explicou.
Segundo o social-democrata, “este foi um dos vários assuntos que levámos à reunião de câmara, sendo um problema que nos preocupa sobremaneira pois, periodicamente, a incineradora do matadouro avaria”, pelo que “mesmo sofrendo tratamento, os resíduos provenientes do matadouro continuam a ser um foco de inquietação pública”, disse.
“Além disso a deposição de todos os subprodutos animais no aterro intermunicipal é um contributo acelerado para o esgotamento daquele espaço que, como sabemos, já sofre constrangimentos graves, necessitando de um planeamento a curto prazo muito rigoroso”, defendeu.
O matadouro industrial da ilha Terceira foi inaugurado a 10 de Setembro de 2004, destinando-se ao abate e expedição de bovinos, suínos caprinos e ovinos. As preocupações com os detritos e desperdícios daquela estrutura “existem desde sempre”, explicou o vereador, que apelou à câmara municipal “uma rápida intervenção junto do governo regional, no sentido de mostrar a sua preocupação e de se minimizar o problema com a incineradora, que novamente se está a verificar”, concluiu.