Os indicadores desportivos nos Açores registaram uma evolução positiva na última década, aumentando de 201 para 250 os clubes com atividades competitivas regulares e de cerca de 16 mil para 22 mil o número de atletas federados.
Os dados foram revelados na X Gala dos Desporto Açoriano, que decorreu terça-feira à noite em Santa Cruz da Graciosa.
Entre outros indicadores, foi ainda revelado que o número de equipas açorianas que participam em competições nacionais aumentou de 37 para 51 em 10 anos, período em que também aumentou em 50 por cento o número de atletas do sexo feminino no arquipélago.
O aumento significativo do número de treinadores e de árbitros com qualificação superior, a participação regular de equipas açorianas em provas internacionais e a crescente participação de atletas da região nas seleções nacionais foram outros aspetos destacados nesta Gala do Desporto Açoriano.
Na altura, a secretária regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, salientou o investimento que o executivo tem feito nesta área, destacando 12,5 milhões de euros de apoio direto aos escalões de formação, dois milhões de euros investidos no projeto ‘Escolinhas do Desporto’ e um milhão de euros no apoio a associações de várias modalidades para ações de formação.