Iniciaram-se esta segunda feira, os testes de avaliação dos poços geotérmicos no Parque Geotérmico da Ilha Terceira, situado no Pico Alto, concelho da Praia da Vitória.
Presente no local, o Secretário Regional do Turismo e Transportes explicou que vão ser efetuados ensaios de curta duração em três poços e um ensaio de longa duração no poço PA4, uma vez que este “dá algumas garantias de que possa ser um poço que permita a construção de uma central geotérmica de três megawatts”. “Vamos avançar com o processo, sempre na perspetiva de que, no futuro, esta central possa ter uma ampliação até 10 megawatts”, frisou Vítor Fraga.
O futuro da geotermia na Terceira está dependente destes ensaios, sendo que se houver recursos, “vamos avançar com a construção da central geotérmica”, adiantou o governante, admitindo contudo que no caso de se concluir que não há viabilidade, “o processo de geotermia na Terceira fica encerrado” e terão que ser consideradas “outras alternativas em termos de energias renováveis na ilha Terceira”.
Os ensaios de curta duração nos poços PA2, PA3 e PA8 terminarão durante o mês de setembro, iniciando-se no final do mesmo mês, a fase de ensaio de longa duração (seis meses) no poço PA4.
Vítor Fraga recordou que, antes de terminar esta fase de ensaios, não é possível “ter dados concretos sobre uma decisão a tomar relativamente ao futuro”.
Açores24horas