Inspecção gratuita a instalações de gás em Julho

Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância de garantir a máxima segurança dos equipamentos de gás domésticos, a NSL Combustíveis e Agentes de Navegação, representante da marca BP em São Miguel, vai realizar inspecções ao domicílio de forma gratuita durante o mês de Julho, independentemente da marca de gás utilizada.

Para agendar a visita dos técnicos à sua habitação basta ligar para o número 808 203 055. A inspecção ao domicílio contempla a medição de gases de combustão libertados pelos aparelhos de queima – incluindo o monóxido de carbono, cuja inalação pode levar à morte – assim como a verificação da qualidade da instalação de gás, a existência de fugas de gás – ou risco de virem a acontecer -, e a verificação da validade das mangueiras e da correcta utilização e localização das garrafas de gás.

 

O trabalho de inspecção será realizado por técnicos qualificados da NSL, munidos de uma ‘check-list’ de suporte à verificação de um conjunto de pontos críticos, que vão depois emitir um conjunto de recomendações que podem ir desde eventuais alterações estruturais no sistema de gás, à simples divulgação de boas práticas na sua utilização. A par das inspecções gratuitas, a NSL vai também procurar abordar um conjunto alargado de aspectos relacionados com o enquadramento legal do sector do gás e divulgar novas soluções técnicas através de uma parceria com o Açoriano Oriental e com a rádio Açores/TSF.

 

 Embora não faça ideia de quantas pessoas poderão aderir à iniciativa, uma vez que é a primeira vez que se vai realizar, Marco Lopes, gerente da NSL adianta que “o objectivo é chegar ao máximo de pessoas possível”. Para o final do mês de Julho está prevista a publicação de um artigo sobre o resultado das auditorias realizadas, o que vai permitir traçar o cenário geral sobre as condições das instalações de gás na ilha de São Miguel.

Marco Lopes faz questão de salientar que a empresa NSL, através desta iniciativa, procura alertar as pessoas para os perigos da incorrecta utilização deste combustível, cuja utilização deve ser feita de acordo com regras técnicas e regulamentares muito específicas. Recorde-se que, só em 2009, a inalação de monóxido de carbono provocou quatro mortes nos Açores.

 

Esta acção, que não pretende substituir as inspecções regulamentares realizadas pelos organismos oficiais, vai ser desenvolvida no âmbito do mês da Segurança na Utilização e Instalação de Redes de Gás Doméstico, designação criada pela NSL Combustíveis e Agentes de Navegação.

 

 

in AO

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here