A Inspecção Regional do Ambiente e a Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território detectaram, no âmbito de uma acção de formação, realizada nas ilhas de São Miguel e Terceira, uma grave situação associada a práticas inadequadas de gestão de resíduos e que teve uma correcção célere.
A ocorrência verificada, resultou de inspecções conjuntas efectuadas em São Miguel e na Terceira, por ambos os serviços, a unidades locais de produção e de gestão de resíduos hospitalares, centro comercial, hipermercado, aterro sanitário e Estação de Triagem.
A Inspecção Regional do Ambiente, criada em Fevereiro de 2008, procedeu já a um total de 259 autos de notícia, dos quais 29 foram arquivados e 23 decididos com condenação do arguido, estando os restantes processos em fase de instrução.
Este organismo, celebrou com a Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território um protocolo de cooperação que visa o estabelecimento de bases de colaboração mútua para a troca de experiências e a partilha de meios e de conhecimentos.
No domínio daquele protocolo de cooperação, foi já possível concluir, nos Açores, duas acções de formação na área Ambiental que incluíram um módulo teórico e outro prático complementar.