O Governo dos Açores e a Câmara do Corvo anunciaram hoje o lançamento da segunda fase do projeto ‘Corvo Sustentável’, que permitirá instalar painéis solares em todas as 145 habitações da ilha.
O anúncio decorreu em Vila do Corvo, na inauguração da primeira fase do projeto, um investimento de 400 mil euros que permitiu instalar painéis solares em 37 casas.
As restantes 108 terão painéis no âmbito da segunda fase do projeto, orçada em mais 600 mil euros, tendo a obra já sido adjudicada e enviada para visto do Tribunal de Contas, revelou o presidente da autarquia, Manuel Rita.
Manuel Rita sublinhou a importância do projeto para o Corvo e para os Açores, lembrando que a ilha, sobretudo no inverno, fica sem acessos, havendo ruturas “sérias” no abastecimento de gás.
O objetivo do projeto é produzir na ilha a energia de que os habitantes precisam, diminuindo a sua dependência do abastecimento exterior.
“O Corvo está a fazer o que pode e sabe para dar o seu contributo para o país sair deste estado larvar em que se encontra”, afirmou.
Já o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, destacou que, além do impacto ambiental, este projeto tem um impacto direto na economia das famílias, permitindo-lhes uma poupança média mensal de 40 euros.
Vítor Fraga disse ainda que “no futuro próximo” o Corvo tem condições para ter um “sistema integrado de energias alternativas que irá conjugar, para além dos painéis solares, energia eólica e energia hídrica, ficando assim verdadeiramente com um projeto sustentável ao nível energético”.
Além do prosseguimento do projeto Corvo Sustentável, o Governo dos Açores anunciou hoje outras 11 medidas destinadas à ilha, aprovadas num Conselho do Governo que se reuniu na quinta-feira à noite.
Entre essas 11 medidas está a adjudicação imediata do estudo técnico que levará à ampliação do porto da ilha, obra que o executivo conta ter terminada em 2016.
O executivo açoriano decidiu ainda lançar o concurso público para o alargamento de um troço da Estrada de Leste, entre a Lomba do Rodias e o Caminho do Pico João Moura, e instalar um posto de turismo na ilha.
O Governo dos Açores destinou ainda apoios à misericórdia local e ao Festival dos Moinhos, que decorrerá no verão no Corvo.
Lusa