A candidata do PSD/Açores ao Parlamento Europeu defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, o “reforço das condições de trabalho e de investigação da Universidade dos Açores” como “instrumento essencial para qualquer estratégia de desenvolvimento”.
Sofia Ribeiro, que falava à comunicação social no final de uma visita às instalações da Universidade dos Açores no Pico da Urze, ilha Terceira, realçou que “a aposta no desenvolvimento regional só pode ser conseguida através da criação de sinergias muito fortes entre a investigação, a produção ao nível primário e a transformação”.
“Temos produtos de excelente qualidade nos Açores mas também algumas dificuldades no seu aproveitamento”, disse.
Assim, acrescentou a candidata social democrata açoriana, “para que esses produtos possam ser competitivos no futuro temos de acrescentar valor e isso passa pelo reforço da investigação e pela inovação desses próprios produtos”. No entanto, alertou, “há muito trabalho a fazer para que estas condições sejam concretizadas”.
Sofia Ribeiro entende, por isso, ser “necessário que a universidade seja dotada de todas as condições para que deixe de ser periférica”.
“Na nossa região existem condições únicas no mundo para uma grande aposta na investigação e matérias muito relevantes para a Europa, como são os casos da agricultura, com o departamento de Ciências Agrárias, o Mar ou a vulcanologia, entre outros e a Universidade dos Açores pode ter um papel de vanguarda na Europa nesses campos de investigação”, acrescentou.
“Para que todo este potencial possa ser aproveitado é necessário um forte investimento nas condições de trabalho dos investigadores e isso pode ser feito aproveitando as oportunidades de financiamento que existem através do programa Horizonte 20/20 da União Europeia e que devem ser aproveitadas durante os próximo anos”, defendeu.