Os investigadores do Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores anunciaram esta segunda-feira que recuperaram um equipamento de recolha de dados que estava perdido há cerca de um ano a 200 metros de profundidade, ao largo do Faial.
O equipamento científico, que se encontrava junto ao banco submarino ‘Condor’, tinha sido lançado ao mar numa missão científica realizada pelo Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), tendo sido agora recuperado com a ajuda do submarino não tripulado ‘Luso’, que está a ser utilizado na missão oceanográfico em curso nos bancos submarinos situados ao largo dos Açores.
Ricardo Serrão Santos, director do DOP, revelou hoje que a operação de recolha do equipamento “decorreu com sucesso” e permitirá aproveitar os dados que o aparelho recolheu ao longo de mais de um ano no fundo do mar.
Segundo o investigador, o aparelho agora recuperado é um ADCP, “um equipamento relativamente caro” que mede a circulação do mar.
A utilização do ‘Luso’, instalado no navio hidrográfico ‘Gago Coutinho’, da Marinha Portuguesa, foi considerada “fundamental” para “salvar” o equipamento.