Realiza-se no próximo fim-de-semana o IV Rali de Verão da Madalena do Pico.
Organizado pelo PAC – Pico Automóvel Clube, com um total de 33 pilotos inscritos.
Em conversa com Ruben Macedo, Presidente do PAC e director de prova disse que deseja que “corra tudo bem e que esteja bom tempo e que o desporto automóvel sirva de cartaz turístico para a nossa ilha. O facto de ser no verão facilita também o transporte dos carros, o que é muito positivo.”
São dezoito as duplas picoenses a actuar nesta que é uma das três provas de rali e duas rampas que o PAC organiza. Do Faial vão as duplas João Borges/Élio Medeiros e Marco Silva/Hugo Silva.
O carro zero será conduzido pelo Campeão Regional em titulo, Ricardo Moura e como carro “OO” teremos o jovem Fábio Silva ao volante do seu Ford Escort Rs 2000.
Ruben Macedo disse ainda que a realização desta prova e com uma tão elevada participação, só é possível com o apoio do TAC – Terceira Automóvel Clube, nas pessoas de Gerardo Rosa e Filipe Rocha.
“Para ambicionar uma prova que integre o campeonato regional de ralies dos Açores teríamos de ter infra-estruturas e apoios que se coadunem com a mesma. Falta-nos uma sede condigna e equipamentos básicos” – explica Ruben Macedo quando confrontado com a possibilidade de subir a categoria da prova do Pico.
São cerca de 100 as pessoas envolvidas nesta prova que é caracterizada como muito rápida e “astuta” por ser toda em asfalto.
Verificaram-se algumas alterações no traçado, nomeadamente no troço “Quinta das Rosas – Farrobo” que, devido às más condições de piso foi substituído por um troço à beira-mar, na “Areia Larga – Porto do Calhau”.
Os troços mais compridos são o da “Serra de São Mateus – Santinha” com 10km e o da “Ginjeira – Estrada Longitudinal” com 11km.
João Borges, ao volante do Subaru Impreza, vai, pela primeira vez à Madalena e a um rally de asfalto.
“As expectativas são chegar ao fim, rodar o carro, piloto e navegador e divulgar a Jante 18 no Pico” – sublinha ao nosso jornal.
Depois do brilhante quinto lugar no Ilha Azul, a viatura de João Borges teve que sofrer algumas alterações para viajar até ao Pico, nomeadamente no que diz respeito a pneus, suspensões e travões adequados ao piso que é “muito rápido e traiçoeiro”.
“É o primeiro rally de asfalto que vou fazer e é um asfalto diferente, estradas de mato, com muitas lombas cegas e armadilhas. O maior objectivo é ganhar experiência e evitar estar parado um ano. Para além disso, estou convencido que vamos ficar atrás de carros muito inferiores aos nossos, porque é quem conhece o traçado e tem uma boa rodagem de asfalto” – afirma o Piloto.
Outro piloto faialense que vai participar neste IV Rali de Verão da Madalena é Marco Silva, com o navegador Hugo Silva, ao volante de um Saxo Cup. No Ilha Azul esta dupla enfrentou vários problemas de ordem técnica e, findo a prova no Faial teve que mandar o carro à Terceira para uma reparação, que incluía uma pintura em tempo recorde.
De acordo com Marco Silva, “os ralies no Pico são sempre muito interessantes. É a primeira vez que participo na edição de verão, mas já lá fui em edições anteriores e a organização é sempre muito boa”.
O piloto, jovem nestas andanças, diz preferir o traçado de asfalto por ser mais rápido e mais técnico mas, na bagagem até o outro lado do Canal leva apenas a vontade de chegar ao fim”.
Maria José Silva