Com vista a apurar as razões do acidente ocorrido na noite de sexta-feira em São Roque do Pico, que resultou no falecimento de um passageiro que viajava entre as ilhas São Jorge e Faial a bordo do navio “Gilberto Mariano”, a Portos dos Açores, S.A. e a Transmaçor – Transportes Marítimos Açorianos, Lda. faz saber que já está no Pico o Professor Alfredo Santos, do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), antigo investigador do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), para realização de trabalho de avaliação nos locais dos sinistros.
Na ilha está também o Eng.º Morim de Oliveira, especialista em obras marítimas ao nível da consultadoria de engenharia portuária e hidráulica marítima, bem como na área de projeto – técnico que neste âmbito é profundo conhecedor da realidade açoriana que tem vindo a fazer estes dias, igualmente, a sua análise da situação.
Em análise estará também a origem dos problemas verificados no Terminal Marítimo ‘João Quaresma’, da Madalena do Pico, onde na quinta-feira da última semana dois outros cabeços de amarração foram danificados.