Já são conhecidos o melhor prato de peixe, o melhor prato de carne e a melhor sobremesa do Concelho do Nordeste.
A revelação foi feita no passado dia 27 de janeiro, pela autarquia, resultado do Concurso Gastronómico de Inverno, lançado pela Associação de Desenvolvimento Local do Nordeste (ADLN), e que tem como finalidade promover a qualidade e a diversidade da oferta gastronómica do concelho.
Durante a segunda quinzena de dezembro a Casa de Pasto O Cardoso, o Snack-bar O Forno e o Snack-bar Jarrinha – estabelecimentos inscritos no concurso – apresentaram uma oferta diferente aos seus clientes, que foram os “júris” do concurso, resultando dai a votação e vencedores da iniciativa.
A Casa de Pasto O Cardoso arrecadou o certificado de melhor prato de peixe e O Forno certificado para o melhor prato de carne e melhor sobremesa. Apesar de ter ido a concurso, nenhum espaço se candidatou à categoria de melhor sopa.
Na entrega dos certificados e dos diplomas de participação, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, referiu-se ao Concurso Gastronómico como sendo uma iniciativa de sucesso, onde mais de uma centena de pessoas deixou a sua votação nos boletins de voto disponibilizados pelos restaurantes.
A Câmara do Nordeste pretende dar continuidade a eventos do género, promotores da qualidade e da diversidade da oferta gastronómica local, a repetir em diferentes períodos do ano, anunciou Carlos Mendonça, deixando o desafio a que nos próximos concursos participem mais estabelecimentos de restauração do concelho, “a bem da qualidade e da diversidade da oferta local”.
Resultado da vontade manifestada pelos empresários da locais, a organização de eventos que tenham como fim a promoção da gastronomia local, terá lugar nos próprios estabelecimentos e com uma frequência maior, em detrimento das feiras gastronómicas, que implicam uma logística mais pesada para os empresários.