O Jardim Botânico do Faial promove na próxima sexta-feira, no âmbito do projeto “Revive Time: Kaki Tree”, uma cerimónia de plantação de um diospireiro (Diospyros kaki) descendente de uma das poucas árvores que sobreviveram em 1945 ao lançamento pelos Estados Unidos de uma bomba atómica sobre Nagasaki, no Japão.
O projeto visa celebrar a vida e tem como propósito plantar as sementes da arte e da paz nos corações de milhares de crianças com o crescimento das raízes do diospireiro, pelo que será simbolicamente plantada pelos alunos da Escola Básica 1,2 António José de Ávila, numa cerimónia que contará com a presença dos impulsionadores do “Revive Time: Kaki Tree Project”, uma vez que esta é também a primeira vez que uma árvore da paz – símbolo de vida e resiliência – é plantada num arquipélago atlântico.
O “Revive Time: Kaki Tree” foi fundado em 1996 pelo botânico Masayuki Ebinuma e pelo artista plástico Tatsuo Miyajima, como forma de valorizar o simbolismo da sobrevivência de uma árvore a uma das maiores tragédias da história da Humanidade.
Em 2016, após sugestão da bióloga marinha Verónica Neves, o Jardim Botânico do Faial candidatou-se ao projeto, o que permitiu que este ano fosse um dos 15 locais no mundo selecionados para receber uma pequena árvore Kaki.
A Direção Regional do Ambiente convida toda a população a conhecer esta magnífica árvore e a celebrar a importância da paz e da vida, nos dias 31 de março, das 9h30 às 17h00, e 1 de abril, das 14h00 às 17h00.
Açores 24Horas / Gacs