Jardim Mágico da Baleia vai nascer nas Lajes do Pico

pico lajesO Plano de Valorização da Cultura Baleeira das Lajes do Pico, nos Açores, envolve um investimento global de 3,3 milhões de euros até 2013, incluindo a construção do Jardim Mágico da Baleia.
 Este espaço temático, que vai custar um milhão de euros, resultará da transformação do antigo campo de futebol numa zona de lazer, que incluirá um parque infantil, palco com camarins, bar e miradouro.

O Jardim Mágico da Baleia deverá estar pronto em 2010, pretendendo a Câmara das Lajes do Pico que passe a ser a futura sala de visitas da localidade, onde poderão ser realizados eventos culturais e artísticos ao ar livre.

O Plano de Valorização da Cultura Baleeira, promovido pela autarquia, conta com um apoio superior a um milhão de euros do Turismo de Portugal, o que constitui a maior verba atribuída este ano nos Açores por este organismo.

As iniciativas previstas no plano, que deverá estar totalmente concluído em 2013, pretendem colocar as Lajes do Pico nos roteiros internacionais de turismo da natureza, científico e cultural.

Na perspectiva da autarquia, além da valorização do património associado à cultura baleeira, este plano permitirá ainda requalificar um conjunto de infra-estruturas, melhorando a qualidade de vida dos habitantes das Lajes do Pico.

Nesse sentido, a criação do Jardim Mágico da Baleia envolverá a requalificação viária de toda a frente de mar da localidade.

O plano prevê também a criação de um Passeio Marítimo, que  se estenderá da Maré até à Fábrica da Baleia, o que permitirá melhorar o acesso às zonas balneares ali existentes.

O Passeio Marítimo, orçado em 1,3 milhões de euros, será dividido em cinco troços, permitindo interromper a caminhada para entrar na vila.

A requalificação do Forte de Santa Catarina é outro dos projectos incluídos neste plano, prevendo-se a criação neste espaço de uma zona de espectáculos.

Nesse sentido, será instalada uma cobertura amovível, um palco modular com dimensões variáveis e uma plateia para 100 lugares sentados, num investimento que deverá rondar 250 mil euros.

O quarto grande projecto deste plano é a requalificação do Portinho, onde está prevista a construção de uma zona desportiva, que incluirá um ringue de areia, balneários, cafetaria e esplanada.

Este projecto, que tem um custo estimado de 1,3 milhões de euros, permitirá melhorar as condições de utilização da lagoa natural ali existente.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here