Na sequência da reunião do Conselho Geral da Universidade dos Açores, realizada hoje, dia 13 de fevereiro foi eleito para o cargo, por 4 anos, João Luís Roque Baptista Gaspar.
João Luís Gaspar afirma ter como prioridades resolver o problema financeiro e a imagem “desgastada” da academia açoriana, revela que o plano que apresentou ao Conselho Geral como candidato, inclui já “uma calendarização muito rigorosa de objetivos e metas a atingir”, adiantando que pretende constituir grupos de trabalho para dividir tarefas, de modo a começar “desde já” um trabalho que “vai ser muito difícil, em especial neste primeiro ano, em que temos de arrancar com uma nova forma de olhar a universidade”.
O agora eleito reitor avança que uma das primeiras medidas que pretende tomar é a determinação dos sobrecustos da insularidade e da tripolaridade – “vamos fazê-lo internamente no sentido de, depois, quando tivermos capacidade de os demonstrar, encetarmos os trabalhos de diálogo com o Governo da República e com o Governo Regional, ainda este ano”, diz.
Na votação João Luís Gaspar obteve oito votos, Alfredo Borba sete, não havendo nenhum voto na urna para Tomaz Dentinho.
A cerimónia de tomada de posse do novo Reitor da Universidade dos Açores está agendada para o próximo dia 28 de fevereiro.