João Ponte salienta salto qualitativo na sanidade animal nos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou hoje o “grande salto qualitativo” registado no estatuto sanitário dos Açores, que está a alcançar “um patamar de excelência a nível nacional e internacional”.

João Ponte afirmou que tal se deve “ao enorme esforço por parte do Governo dos Açores, em conjunto com os agricultores e com o trabalho dos médicos veterinários no arquipélago, nos últimos anos”. 

O titular da pasta da Agricultura falava, em Ponta Delgada, após uma reunião com a Presidente do Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários, Laura Faria e Maia. 

João Ponte sublinhou que os Açores são reconhecidos como Região Oficialmente Indemne de Leucose e Brucelose dos pequenos ruminantes e à Brucelose Bovina em seis das nove ilhas.

Em 2018, a Região pretende candidatar a Terceira e São Jorge a ilhas oficialmente indemnes a esta doença. 

No caso de São Miguel, não se registam casos positivos desde outubro de 2014, prevendo-se que a vacinação continue nesta ilha até 2021.

No que se refere à Tuberculose Bovina, os resultados, segundo João Ponte, “são também muito animadores”.

“Em 2017, iremos candidatar a oficialmente indemnes as ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, prevendo-se que toda a Região alcance este estatuto em 2021”, afirmou.

O Governo dos Açores pretende ainda alcançar a meta da erradicação da BVD (Diarreia Viral Bovina), estando já a está a ser implementado no arquipélago o programa de erradicação. 

“Tendo em conta o excelente estatuto sanitário que a Região está a atingir, o Governo dos Açores vai continuar a apoiar os agricultores através da intervenção nas doenças da produção”, assegurou o Secretário Regional. 

“A sanidade animal é uma bandeira na promoção dos nossos produtos no exterior e é fundamental para o aumento da eficiência e da competitividade das nossas explorações”, acrescentou. 

João Ponte acolheu, ainda, com satisfação, o anúncio feito nesta reunião de que as XIX Jornadas da Associação Portuguesa de Buiatria serão realizadas, em 2017, nos Açores. 

O Secretário Regional considerou que a escolha dos Açores para a realização deste encontro cientifico anual dos médicos veterinários ligados às diversas áreas da medicina de ruminantes “é um reconhecimento da importância da agropecuária açoriana no contexto nacional”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here