Uma fonte parlamentar disse à Lusa que Joaquim Machado, que era o 10º candidato na lista do PSD pelo círculo eleitoral de São Miguel, nas legislativas regionais de 2012, aceitou ocupar o cargo de deputado em substituição da ex-líder regional do partido.
Joaquim Machado, professor do ensino secundário, regressa ao Parlamento depois de já ter ocupado, durante uma legislatura, as funções de deputado social-democrata (na condição de partido da oposição), e de já ter estado também no Governo Regional, na altura liderado por Mota Amaral, como subsecretário para a Comunicação Social.
A saída de Berta Cabral para o Governo da República deixa também em aberto uma vaga para a vice-presidência da Assembleia Legislativa dos Açores, para a qual a ex-deputada tinha sido eleita no início desta legislatura.
Já na altura, a escolha do seu nome para vice-presidente não foi consensual dentro do próprio partido, e houve mesmo um deputado social-democrata que abandonou a sala de plenário, na altura da votação, em sinal de protesto.
O grupo parlamentar do PSD, composto por 20 deputados, terá agora de escolher uma nova figura para vice-presidência do Parlamento açoriano, que poderá recair, de novo, no deputado Costa Pereira, eleito pelo Faial, que já ocupou o cargo na anterior legislatura.
Lusa