A declaração de vitória surge depois da atualização das contagens no estado da Pensilvânia, decisivo para as contas finais.
Joe Biden soma agora 273 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Donald Trump contabiliza 214. São necessários 270, no mínimo, para ganhar a presidência.
Biden já deixou uma mensagem no Twitter a declarar a vitória: “América, sinto-me honrado por me terem escolhido para liderar o nosso grande país. O trabalho à nossa frente será difícil, mas prometo-vos isto: eu serei o Presidente de todos os americanos – tenham votado em mim ou não. Manterei a fé que depositaram em mim”.
Com quase 50 anos de vida política, Biden ocupa um lugar no centro moderado do partido Democrata, tendo sido essa a bandeira que usou durante a campanha para ser nomeado o candidato pelos democratas às eleições.
Ao seu lado terá Kamala Harris. A agora vice-presidente é a primeira mulher negra a ocupar ao cargo. Harris, de 55 anos, senadora pelo estado da Califórnia e procuradora-geral do mesmo estado, foi uma das rivais de Joe Biden nas primárias, mas desistiu da corrida e declarou publicamente o seu apoio ao agora presidente.
Trump é o primeiro Presidente em funções a perder a reeleição desde George H.W. Bush em 1992.
(em atualização)