O Governo Regional dos Açores justificou ontem a concentração na ilha de S. Miguel da próxima edição dos Jogos das Ilhas, que decorre de 25 a 30 de Maio, com as obrigações impostas pelo comité organizador.
Os XIV Jogos das Ilhas vão reunir nos Açores cerca de 1500 atletas de 11 países, tendo a sua realização exclusivamente em S. Miguel sido questionada pelo PSD num requerimento apresentado na Assembleia Legislativa Regional.
Os social-democratas defendem a realização de algumas provas noutras ilhas do arquipélago, recordando que, em 2003, quando a região recebeu os Jogos das Ilhas pela primeira vez, as provas também se realizaram na ilha Terceira.
Na resposta ao PSD, hoje divulgada, o executivo açoriano salienta que tal só aconteceu devido à “indisponibilidade das unidades hoteleiras de S. Miguel para fazer face à disponibilidade de camas necessárias”.
Ainda segundo o governo regional, essa situação motivou “reparos” do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas e da “maior parte das comitivas participantes”.
Nesse sentido, salienta que o caderno de encargos da organização aponta para a “concentração dos participantes num espaço territorial de proximidade”, estabelecendo que as cerimónias de abertura e encerramento devem contar com “a participação de todos os intervenientes, numa vivência de espírito comum ao ideal olímpico”.
Os Jogos das Ilhas disputam-se nas modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, ginástica artística, judo, natação, ténis, ténis de mesa, vela e voleibol, envolvendo atletas dos 12 aos 16 anos, provenientes de 22 ilhas ou regiões da Europa.