Os Açores poderão acolher em 2010 os XIV Jogos das Ilhas, um evento que reúne anualmente em competição mais de um milhar de jovens de dezena e meia de regiões insulares.
A “pré-candidatura” açoriana à organização deste evento desportivo foi formalizada pelo director regional do Desporto, Rui Santos, durante a reunião, de dois dias, das comissões técnica e executiva do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas (COJI), que hoje terminou na Horta.
A decisão final sobre a escolha da região organizadora dos próximos jogos só será conhecida, no entanto, em Outubro ou Novembro próximos, altura em que o COJI reunirá em assembleia-geral.
Em conferência de imprensa realizada hoje na Horta, o madeirense Francisco Fernandes, que é vice-presidente do COJI, congratulou-se com a candidatura dos Açores à organização dos jogos do próximo ano, afirmando tratar-se de uma “proposta muito bem-vinda”.
Segundo sublinhou, a candidatura da Região Autónoma dos Açores, que já tem a experiência organizativa da edição de 2003, “deixa o COJI muito tranquilo” quanto à realização dos jogos do próximo ano.
Sobre o encontro realizado ontem e hoje no Faial, o director regional do Desporto disse que o mesmo serviu para fazer um balanço da última edição dos Jogos das Ilhas, realizados este ano na ilha de Maiorca, no arquipélago espanhol das Baleares, e apreciar também algumas propostas de alteração aos regulamentos e normas de organização dos próximos jogos.
É entendimento da organização que o evento deverá ser concentrado em três ou quatro dias, no máximo, e que a realização das modalidades colectivas carece pelo menos de três recintos desportivos.
Na reunião foram também discutidos aspectos relacionados com a acreditação dos atletas, no sentido de torná-la mais rápida e menos burocrática, bem como os regulamentos de diferentes provas e ainda do prémio “fair-play”.
Os Jogos das Ilhas, que acontecem anualmente com o envolvimento de jovens de 14 e 15 anos de idade, de ambos os sexos, têm como objectivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico.
Criados por Pierre Santorini, presidente do Comité Regional Olímpico e Desportivo da Córsega, estes jogos tiveram a sua primeira edição em 1997, naquela ilha francesa do Mediterrâneo, tendo contado ainda com a participação das regiões de Lugurie, Madeira, Sardenha e Sicília.
A estreia dos Açores aconteceu logo no ano seguinte, na segunda edição dos jogos, novamente realizada na Córsega. A estas duas regiões juntaram-se ainda, naquele ano, as Baleares, Canárias, Córsega, Madeira, Malta, Sardenha e Sicília.
De então para cá, os Jogos das Ilhas, cujo Comité Organizador é presidido, desde início, pelo seu fundador Pierre Santorini, realizaram-se sucessivamente na Sicília (1999), Madeira (2000), Baleares (2001), Sardenha (2002), Açores (2003), Canárias (2004), Creta (2005), Martinica (2006), Córsega (2007), Guadalupe (2008) e Maiorca (2009).
Os XIII Jogos das Ilhas levaram este ano à ilha de Maiorca, nas Baleares, cerca de 1.200 jovens atletas de 15 regiões insulares.